EUTELSAT 65WA É LANÇADO COM SUCESSO - 10/03/2016




O SATÉLITE EUTELSAT 65 WEST A FOI ENVIADO À ÓRBITA COM SUCESSO NAS PRIMEIRAS HORAS DESTA QUARTA-FEIRA, 9. APÓS UM VOO DE 27 MINUTOS DO FOGUETE ARIANE 5, DA ARIANESPACE, LANÇADO A PARTIR DO CENTRO ESPACIAL DA GUIANA FRANCESA, EM KOUROU, O SATÉLITE FOI LIBERADO E COMEÇOU A ABRIR OS PAINÉIS SOLARES, OPERAÇÃO QUE ACONTECEU CERCA DE 4 HORAS DEPOIS. O SATÉLITE FICARÁ NA MESMA POSIÇÃO ORBITAL QUE HOJE ESTÁ O STARONE C1, EM 65 GRAUS OESTE. ISSO É POSSÍVEL PORQUE OS SATÉLITES UTILIZAM FREQUÊNCIAS DIFERENTES E, NO ESPAÇO, EXISTE UMA DISTÂNCIA SEGURA ENTRE ELES, AINDA QUE O APONTAMENTO DAS ANTENAS DE RECEPÇÃO EM TERRA SEJA VIRTUALMENTE IDÊNTICO.

SEGUNDO RODRIGO CAMPOS, PRESIDENTE DA EUTELSAT DO BRASIL, A EMPRESA PROCUROU ANTECIPAR O LANÇAMENTO DO SATÉLITE PARA QUE ELE ESTEJA EM OPERAÇÃO COMERCIAL NO COMEÇO DE MAIO. PARA ISSO, FOI FEITO UM LANÇAMENTO "SOLITÁRIO" NO FOGUETE ARIANE, SEM OUTRO SATÉLITE, O QUE É UM FATO POUCO COMUM, JÁ QUE AS EMPRESAS COSTUMAM SE CONSORCIAR NO LANÇAMENTO PARA REDUZIR OS CUSTOS. PARA CAMPOS, O MOMENTO ECONÔMICO ADVERSO NÃO IMPEDE UMA FORTE DEMANDA QUE ACONTECERÁ DURANTE OS JOGOS OLÍMPICOS, SOBRETUDO PARA O MERCADO DE TELEVISÃO, E A EUTELSAT APOSTA NA RECUPERAÇÃO DO MERCADO DE DTH APÓS A CRISE. O FATO DE ESTAR POSICIONADO AO LADO DO C1, JÁ UTILIZADO POR MUITAS OPERAÇÕES DE TV PAGA, É UMA OPORTUNIDADE ADICIONAL PARA A EUTELSAT.

O EUTELSAT 65WA TEM CAPACIDADE TRIBANDA (C, KU E KA) COM OBJETIVO DE LEVAR DTH PARA O BRASIL E CONECTIVIDADE CORPORATIVA PARA AS REGIÕES DA AMÉRICA CENTRAL, CARIBE E REGIÃO ANDINA.

ALÉM DISSO, TAMBÉM FORNECERÁ COBERTURA MULTISPOTBEAM COM CARGA EM BANDA KA PARA A AMÉRICA LATINA, ESPECIALMENTE NO MERCADO BRASILEIRO, ONDE TODA A CAPACIDADE FOI COMERCIALIZADA PARA A OPERADORA DE SATÉLITES HUGHES, QUE UTILIZARÁ O SATÉLITE COMO PLATAFORMA PARA OFERECER BANDA LARGA FORA DOS GRANDES CENTROS NO PAÍS A PARTIR DE JULHO DESTE ANO. NESSE CASO, A CAPACIDADE EM BANDA KA NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL AO MERCADO.

O EUTELSAT 65 WEST A PESA 6,564 T E FOI DESENHADO PARA TER VIDA ÚTIL ACIMA DE 15 ANOS. ELE É EQUIPADO COM 15 TRANSPONDERS DE BANDA C (EQUIVALENTE A 36 MHZ), 24 TRANSPONDERS DE BANDA KU (TAMBÉM EQUIVALENTE A 36 MHZ) E OFERECERÁ ATÉ 24 SPOTBEAMS DE BANDA KA. O SATÉLITE FOI CONSTRUÍDO PELA SPACE SYSTEMS LORAL.

ASSISTA AO LANÇAMENTO:


 





TPS

Tecnologia do Blogger.