O QUE SÃO OS TRANSPONDERS (TPS) E FREQUENCIA DE LNB - 11/02/2016


O TRANSPONDER (ABREVIAÇÃO DE TRANSMITTER-RESPONDER) É UM DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICO COMPLEMENTAR DE AUTOMAÇÃO E CUJO OBJETIVO É RECEBER, AMPLIFICAR E RETRANSMITIR UM SINAL (OU SEJA UM REPETIDOR DE SINAL) EM UMA FREQUÊNCIA DIFERENTE OU TRANSMITIR DE UMA FONTE UMA MENSAGEM PRÉ-DETERMINADA EM RESPOSTA À OUTRA PRÉ-DEFINIDA “DE OUTRA FONTE”. QUANDO UM SATÉLITE DE ALGUMA OPERADORA É ENVIADO PARA O ESPAÇO, ESTES TEM UM PRAZO DE VALIDADE E COM UMA QUANTIDADE DE TRANSPONDERS SUFICIENTES PARA FUNCIONAR NAQUELE PERÍODO ESPECIFICADO

O TRANSPONDER CONSISTE NUM SISTEMA INTEGRADO DE RECEPTORES E TRANSMISSORES DE SINAIS DE RÁDIO E TELEVISÃO QUE OPERAM EM TEMPO INTEGRAL E CONJUNTAMENTE. OS SATÉLITES PODEM POSSUIR DEZENAS OU CENTENAS DE TRANSPONDERS E CADA TRANSPONDER REPRESENTA O PAR DE UM RECEPTOR E UM TRANSMISSOR DE RÁDIO. O TERMO TRANSPONDER É USADO PORQUE NORMALMENTE HÁ MUITOS CANAIS EM OPERAÇÃO AO MESMO TEMPO E É NECESSÁRIO DETERMINAR-SE QUAL DELES SE ESTÁ A UTILIZAR E POR SUA VEZ, EM QUE FREQUÊNCIA OPERA.
CADA TRANSPONDER POSSUI UMA FREQUÊNCIA DE OPERAÇÃO PRÓPRIA TANTO PARA RECEBER, COMO PARA TRANSMITIR OS SEUS SINAIS PARA AS ESTAÇÕES TERRESTRES. A EXPRESSÃO PARA DEFINIR ESTA FREQUÊNCIA ESTÁ BASEADA NO SENTIDO DE QUE A INFORMAÇÃO CIRCULA. SE O SINAL SEGUE DA TERRA PARA O SATÉLITE, DIZEMOS QUE ESTA FREQUÊNCIA É DE SUBIDA, OU UPLINK MAS SE O SINAL DESCE DO SATÉLITE PARA UMA ESTAÇÃO TERRESTRE, DIZEMOS QUE ELE É DOWNLINK. COMO OS SISTEMAS DE RECEPÇÃO E TRANSMISSÃO SÃO INTEGRADOS E MESMO QUE UTILIZEM AS MESMAS ANTENAS, NÃO SIGNIFICA QUE TODOS TENHAM QUE UTILIZAR FREQUÊNCIAS IDÊNTICAS. SE UM SATÉLITE POSSUI 100 TRANSPONDERS, TANTO OS CANAIS DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DOS SEUS 100 RECEPTORES E 100 TRANSMISSORES PODEM OPERAR CADA QUAL NUMA FREQUÊNCIA DIFERENTE OU SEJA PODERÃO HAVER VARIAÇÕES NA NUMERAÇÃO DE UM MESMO CANAL, TENDO EM VISTA O ENDEREÇO PRINCIPAL DO CONJUNTO DAS TPS, EX: TP PRINCIPAL 11880 V 45500, PODERÁ TB SER TRANSMITIDO O SINAL NA TP 11881 V 45504 (FAZ PARTE DO CONJUNTO DA PRINCIPAL)

O SISTEMA TÉCNICO PROPRIAMENTE DITO

O SATÉLITE DE TELECOMUNICAÇÕES POSSUI DIVERSAS UTILIZAÇÕES E PARA TAL, PRECISA DE TRABALHAR COM DIVERSOS SISTEMAS DE TRANSPONDERS. MESMO QUE CONHEÇAMOS TODAS AS "PARTES" DO SATÉLITE, É IMPORTANTE CONHECERMOS OS PADRÕES DE OPERAÇÃO, AS FREQUÊNCIAS E O USO DELAS.
VAMOS ENTÃO PARA UM RÁPIDO VOCABULÁRIO E TABELA TÉCNICA:

RHC: SIGNIFICA SINAL POLARIZADO CIRCULAR PARA A DIREITA.

LHC: SINAL POLARIZADO E CIRCULAR PARA A ESQUERDA.

H : POLARIZAÇÃO LINEAR DE SINAL PELO VÉRTICE HORIZONTAL.

V: POLARIZAÇÃO LINEAR DE SINAL PELO VÉRTICE VERTICAL.

BANDA S: PADRÃO DE TRANSMISSÃO COM FREQUÊNCIA DE SATÉLITE MAIS BAIXA, UTILIZADA NORMALMENTE PARA TRANSMISSÃO DE SINAIS DE RÁDIO E TELECOMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE.

BANDA C: BANDA UTILIZADA PARA FREQUÊNCIAS MAIS ALTAS E QUE SÃO USADAS PARA TRANSMISSÃO DE SINAIS DE TELEVISÃO EM TERRITÓRIO CONTINENTAL, AS ANTENAS TELADAS.

BANDA KU: SISTEMA QUE UTILIZA UMA FREQUÊNCIA DE OPERAÇÃO MUITO MAIS ALTA QUE AS ANTERIORES E OFERECE MELHORES RESOLUÇÕES. É O SISTEMA MAIS INTERESSANTE PARA TRABALHAR COM SINAIS DIGITAIS E TELECOMUNICAÇÕES INTER-CONTINENTAIS PELO BAIXO PADRÃO DE RUÍDO E INTERFERÊNCIA, AS ANTENAS FECHADAS TIPO A CÉU.

BANDA KA: ESTA FAIXA É UTILIZADA NORMALMENTE PARA TRANSMISSÃO DE DADOS EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE, BEM COMO SINAIS DE ÁUDIO E ÀS VEZES, VÍDEO, PARA GRANDES CADEIAS DE RÁDIO E TELEVISÃO QUE POR VENTURA UTILIZEM MAIS DE UM SATÉLITE PARA TRANSMISSÃO.
FAIXAS DE FREQÜÊNCIA
PARA UMA DETERMIDA FAIXA DE FREQUÊNCIA (CHAMADA BANDA DE FREQÜÊNCIA) E É NECESSÁRIO UM TIPO ESPECIFICO DE ANTENA E LNBF PARA RECEBER O SINAL.
• BANDA L – 1,5 A 2,5 GHZ
• BANDA C – 4,0 A 6,0 GHZ
• BANDA KU – 11,0 A 14,0 GHZ
• BANDA KA – 20,0 A 30,0 GHZ

COMO FUNCIONAM OS TRANPONDERS (REPEDITORAS DE SINAIS):
- OS TRANSPONDERS SÃO REPETIDORES (REFLETORES) DE SINAIS QUE REENVIAM OS SINAIS DOS SATÉLITES PARA AS REPETIDORAS DE SINAIS
- LNBFS SÃO AMPLIFICADORES DE RECEPÇÃO DE BAIXO RUÍDO


INCLINAÇÃO DO LNB:
ALGUNS LNBFS POSSUEM MARCAÇÕES NA PARTE SUPERIOR PARA FACILITAR NA UTILIZAÇÃO DOS CÁLCULOS PARA APONTAMENTO. OLHANDO DE FRENTE PARA A ANTENA, NOS NÚMEROS NEGATIVOS O LNB FICA APONTADO PARA DIREITA E NOS NÚMEROS POSITIVOS PARA ESQUERDA.
http://www.azcine.com.br/

TPS

Tecnologia do Blogger.